Postado em 30.03.2019

Saiba como convidar as testemunhas para o casamento civil

Você está prestes a casar e deve saber que, no casamento civil, pelo menos 2 (duas) pessoas devem apresentar-se como testemunhas.

No entanto, uma dúvida frequente entre os noivos é como escolher e convidar as testemunhas para o casamento civil.

Quer saber como acertar no convite? Continue a leitura!

Testemunhas para o casamento civil

Para requerer a habilitação de casamento civil, é necessário que os noivos compareçam ao cartório com no mínimo 30 dias da data pretendida.

Nesse momento, duas testemunhas também devem comparecer portando os documentos de identificação, não é necessário que seja um casal, podem ser dois homens ou duas mulheres, a única exigência é que tenham mais de 18 anos.

A função das testemunhas é comprovar que nada impede a união do casal, para isso assinam um documento declarando a vontade dos noivos.

Diferença entre testemunhas e padrinhos

É comum que as pessoas confundam a função dos padrinhos e das testemunhas ou até pensam que se tratam da mesma coisa, mas, não é bem assim.

As testemunhas devem comparecer no cartório e os padrinhos acompanham os noivos na cerimônia de casamento religioso.

Testemunhas

As testemunhas são aquelas pessoas que vão validar o enlace matrimonial no cartório por meio da assinatura da certidão de casamento, comprovam a identidade do casal e como já adiantamos, compravam se não há impedimento da união do casal.

Geralmente, as pessoas escolhidas são aquelas mais próximas do casal, mas, é importante saber que as testemunhas não podem ser pai ou mãe.

Aqui você encontra quais os documentos necessários para solicitar a habilitação do casamento civil.

Padrinhos

O termo “padrinhos” é mais indicado para o casamento religioso, isso porque eles são muito mais do que quem assina a certidão de casamento civil, eles farão parte da vida do casal.

Os padrinhos e as madrinhas são aquelas pessoas que estão mais próximas dos noivos e pelos quais têm muita consideração, são eles que acompanharão os noivos na cerimônia religiosa.

Os padrinhos tem como função aconselhar o casal, é comum que eles organizem a despedida de solteiro, o chá bar, o chá de lingerie e outras comemorações que antecedem o casamento.

Falando em comemorações, veja aqui como comemorar o casamento no civil gastando pouco!

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre testemunhas e padrinhos e vai começar os preparativos do casamento civil no cartório, não deixe de conferir aqui mais dicas!

Para mais informações sobre casamento civil entre em contato com o Cartório Antônio do Prado pelo telefone (62) 3233-0055, mande uma mensagem pelo nosso WhatsApp ou acesse nosso site.

Tags: , ,

Newsletter
Receba nossas notícias