Postado em 30.06.2020

Compra de um imóvel: 5 dicas para evitar problemas

A compra de um imóvel é um evento fundamental para muitas pessoas, especialmente para aquelas que sonham em ter a própria casa. Pensando nisso, é indispensável tomar algumas medidas para que o momento tão especial não seja comprometido por problemas no futuro. 

Afinal, cometer erros ao fechar esse tipo de negócio pode resultar em incontáveis prejuízos. Por isso, apresentaremos neste artigo alguns cuidados essenciais para obter sucesso em uma aquisição imobiliária. Confira!

1. Estude a localização do imóvel pretendido

Nos dias atuais é muito comum que os indivíduos busquem por conforto e segurança na hora da compra de um imóvel. Por isso, definir uma localização confortável para viver é o primeiro passo para não errar na escolha. Nesse sentido, sempre que possível vá até o imóvel e avalie se a vizinhança tem características que se adaptam ao seu estilo de vida.

Outra dica importante é analisar a infraestrutura do bairro e arredores. Verifique a existência de comércios como padarias, supermercados, farmácias, escolas, clínicas ou hospitais. Pense em quanto tempo terá de se deslocar até encontrar esse tipo de serviço, principalmente escola para os filhos. 

2. Avalie as condições gerais do imóvel

O segundo passo para evitar dores de cabeça é fazer uma inspeção detalhada antes de efetuar o pagamento do imóvel. Em tese, os principais pontos que devem ser observados estão diretamente associados a itens básicos como pintura, instalações elétricas, pisos, azulejos e até mesmo itens de uso básico como torneiras, pias e vasos sanitários.

Em se tratando de construções antigas, é possível que eventualmente surjam problemas estruturais, como desgaste na pintura, infiltração, rede elétrica com defeito. Todos esses quesitos devem ser elencados para que uma possível reforma seja considerada na avaliação final, já que a necessidade desse serviço pode pesar ainda mais no seu bolso.

3. Verifique a quitação do imóvel

Cheque detalhadamente se o antigo proprietário quitou todas as pendências ou se ainda há algo que precisa ser pago antes de finalizar a compra de um imóvel. Além disso, exija todas as certidões negativas de débito e que elas constem no contrato.

4. Examine as documentações necessárias

Outro ponto importante é verificar se os documentos do imóvel estão atualizados. Em via de regra, para concluir corretamente o processo burocrático de transferência do imóvel é preciso que as informações sejam atuais, isto é, de no máximo 30 anos antes da data marcada para lavrar a escritura.

Além disso, é preciso averiguar se o Imposto Sobre a Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) foi devidamente pago. Previsto pelo Art. nº 156 da Constituição Federal, esse imposto é obrigatório e tem como objetivo garantir o fornecimento de serviços essenciais ao comprador, como saneamento básico, coleta de lixo, acesso à energia elétrica etc.

Ademais, é válido lembrar que para concluir processo de venda do imóvel tanto compradores quanto vendedores devem apresentar diferentes documentos, especialmente para reduzir o risco de problemas contratuais. Nesse caso, os mais comuns — embora não sejam todos obrigatório — são:

  • Documentos do proprietário: RG e CPF, certidão de casamento ou união estável com regime de bens (caso haja) e certidões negativas principais;
  • Documentos do comprador: RG e CPF, certidão de nascimento, casamento ou contrato de união estável, três últimos comprovantes de renda e demais certidões negativas de caráter financeiro ou judicial;
  • Documentos do imóvel: certidão de registro do imóvel e matrícula atualizada, IPTU, “habite-se”, declaração de inexistência de débitos condominiais, certidão enfitêutica ou guias de IPTU pagas.

5. Faça um planejamento orçamentário

É imprescindível analisar adequadamente a sua saúde financeira para que o imóvel escolhido esteja de acordo com o orçamento disponível. Uma boa alternativa é pesquisar bastante sobre as condições de pagamento e opções de financiamento. 

Vale lembrar que cada instituição financeira tem sua própria política de crédito e, por isso, dispõem de exigências que podem variar de acordo com sua necessidade. Nesse sentido, comparar as taxas é uma forma de garantir as melhores oportunidades no momento da compra de um imóvel. 

Além disso, se o seu desejo é comprar um imóvel, o dinheiro usualmente despendido na etapa inicial trata-se de valores substâncias. Em alguns casos, inclusive, é preciso dispor de recursos para custear a documentação do imóvel, taxas cartoriais, transferência, entre outros. Por isso, recomenda-se um bom planejamento financeiro.

Efetuar a compra de um imóvel que esteja adequado às suas condições e atenda às necessidades da sua família nem sempre é uma tarefa simples. Entretanto, seguir com cuidado os passos que apresentamos poderá ajudá-lo a poupar tempo e evitar sérios problemas no futuro.

Agora que você já sabe tudo que deve observar para fazer um ótimo negócio, conte com o Cartório Antônio do Prado para concretizar mais um sonho. Entre em contato conosco e descubra como podemos auxiliá-lo nesse momento tão importante.

Tags: , ,

Newsletter
Receba nossas notícias