Postado em 08.05.2019

Diferença entre reconhecimento de firma e autenticação

Todos nós, uma hora ou outra, vamos precisar fazer reconhecimento de firma ou a
autenticação de um documento. O problema começa quando a gente não sabe a
diferença entre um e outro. Continue a leitura e conheça o que é cada um dos
serviços.

Reconhecimento de firma e autenticação de documento são dois procedimentos
realizados em um Cartório de Notas. Em algum momento da vida, você vai precisar realizar
os dois serviços, uma vez que eles são de extrema importância para assegurar a
originalidade da sua assinatura e de seus documentos.

Com frequência, muitas pessoas ficam confusas sobre o que é cada um dos serviços e
como realizá-los, o que dá a impressão de que o processo é burocrático e difícil. Se esse é
o seu caso, continue a leitura e descubra!

O que é reconhecimento de firma?

Firma é o termo utilizado nos cartórios para substituir a palavra assinatura . Portanto,
reconhecer firma significa o mesmo que reconhecer assinatura.

O processo é utilizado para que possamos conferir se a assinatura em determinado
documento pertence, realmente, à pessoa que assinou. O valor legal do documento só
existe após essa confirmação.

Como reconhecer firma

Para reconhecer firma o interessado deve comparecer ao cartório onde a firma foi
cadastrada. Lá, o tabelião vai certificar que uma determinada assinatura pertence a uma
determinada pessoa.

O reconhecimento de firma pode ser realizado de duas maneiras: (1) reconhecimento de
firma por autenticidade ou (2) reconhecimento de firma por semelhança.

Reconhecimento de firma por autenticidade

No reconhecimento de firma por autenticidade, o signatário comparece pessoalmente ao
cartório para assinar o documento perante um funcionário. Para tanto, deve levar seu RG e
CPF, além de assinar um livro de comparecimento, que comprova que estava presente no
local.

Reconhecimento de firma por semelhança

O signatário não precisa estar presente para reconhecer firma por semelhança. Essa
alternativa é utilizada para pessoas que querem reconhecer firma de outra pessoa.

Para realizar essa certificação, o tabelião compara a assinatura de um documento com a
assinatura constante livro de autógrafos. Se ele identificar que a assinatura no documento
tem semelhança grafotécnica com a original, então o documento passa a ter segurança
jurídica.

Vale lembrar que nem todos documentos aceitam esse tipo de reconhecimento, como é o
caso de compra e venda de automóveis.

O que é autenticação?

Autenticação também é um procedimento realizado no cartório. Através da autenticação, o
tabelião certifica que a cópia de um documento confere fielmente com o documento original.
É um procedimento necessário para garantir que a cópia não sofreu nenhuma alteração ou
rasura.

Muitos processos existem a apresentação de cópias autenticadas, o que faz sentido, uma
vez que alguns órgãos precisam ter posse da sua documentação; como não é possível ficar
com os originais, as cópias autenticadas já lhe servem.

Autenticar documentos é um processo simples. Basta que o interessado vá ao cartório com
os documentos originais e suas respectivas cópias. Ele terá que efetuar o pagamento de
uma taxa e a autenticação será realizada.

E aí, suas dúvidas foram respondidas? Deixe seu comentário com sua opinião e
outras dúvidas. Estamos ansiosos para ouvir você!

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