Postado em 20.12.2018

Qual a diferença entre: Reconhecimento de firma e autenticação de documentos

Reconhecimento de firma e autenticação de documentos, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre qual seria a diferença entre o reconhecimento de firma e autenticação de documentos, é por isso que iremos explicar as suas diferenças neste texto, continue a leitura para saber mais.

Reconhecimento de firma

Para realizar este, a pessoa interessada irá comparecer ao Cartório de Notas, possuindo um documento assinado, solicitando o reconhecimento de assinatura para assim o tabelião possa verificar que aquela assinatura é de fato de quem assinou.

Para fazer é preciso que o interessado tenho um cadastro no cartório da sua assinatura, este cadastro é conhecido como abertura de firma.

O documento é submetido a uma conferência entre a assinatura presente no cartão e a realizada no documento. Este tipo de serviço é realizado para a conferência jurídica, comprovando a autenticidade das assinaturas.

São muito comuns realizar o reconhecimento de firma nos documentos de:

  • Contratos de compra e venda de bens móveis/imóveis;
  • Declaração de residência;
  • Declaração de hipossuficiência;
  • Procuração particular;
  • Histórico escolar;
  • Contrato social, e outros.

Existe dois tipos de reconhecimento de firma, o por semelhança: é aquele que o tabelião após a conferência, declara que a assinatura no documento é semelhante à assinatura existente na abertura de firma.

E o reconhecimento de firma por verdadeira: que é aquele que o signatário deve comparecer no Cartório de Notas e assinar o documento na presença do tabelião.

Autenticação de documentos

A autenticação de documentos é quando a cópia de um documento é autenticada para declarar que ela está igual ao original. Para isso, o interessado deve comparecer ao Cartório de notas com o documento original e solicitar a cópia autenticada.

Após a cópia ser conferida o escrevente utiliza um selo de autenticidade, carimba o documento e assina.

No Cartório Antônio do Prado você consegue fazer o reconhecimento de firma e autenticação de documentos. Para tirar suas dúvidas sobre o reconhecimento de firma, converse com a equipe do Cartório Antônio do Prado. Agende agora um horário pelo site ou ligue (62) 3233-0055.

Tags: , , , ,

Newsletter
Receba nossas notícias