Postado em 04.10.2018

Tire todas as suas dúvidas sobre apostilamento

A Apostila é um certificado de autenticidade emitido por países signatários da Convenção de Haia e colocado em um documento público para atestar sua origem. Porém, por ser um processo novo, ainda existem muitas dúvidas sobre apostilamento.

Pensando nisso, selecionamos as principais questões sobre esse serviço e preparamos um pequeno guia com as principais informações sobre o procedimento.

Dúvidas sobre apostilamento

  • Quando é necessária?

A Apostila de Haia deve ser preparada quando se necessita apresentar algum documento em outro país além daquele em que foi emitido. Tanto o país de origem quanto o de destino devem ser signatários da Convenção da Apostila e o documento apostilado deve ser considerado público no país em que foi emitido.

  • Como é o apostilamento?

Basta levar o documento a um cartório ou tabelionato de qualquer capital brasileira. São geradas duas cópias, sendo uma física, emitida junto ao documento e colada ou apensada a ele, e uma eletrônica, que fica registrada no sistema. Os documentos estrangeiros, uma vez apostilados no exterior, também estão capacitados para o Brasil.

  • O documento apostilado deve ser original?

Não, cópias autenticadas também podem ser apostiladas.

  • Há um prazo de emissão da Apostila pelo cartório?

Não, o procedimento é realizado imediatamente no cartório ou tabelionato, da mesma forma que o reconhecimento de firma ou outros atos de expedientes notoriais.

  • Ela tem prazo de validade?

Não, ela não “vence” e não interfere na validade dos documentos apostilados. Por exemplo, se sua certidão possui prazo de validade, a emissão da Apostila não prolongará esse prazo.

  • Preciso de uma Apostila sempre que precisar apresentar um documento no exterior?

Depende. Países que possuem tratados com o Brasil e dispensam o ato de legalização diplomática ou consular dispensam o apostilamento. É recomendado sempre consultar a representação do país onde o documento produzirá efeito quanto à necessidade de emissão da Apostila.

  • A que tipo de documento a Apostila se aplica?

Esta é uma das principais dúvidas sobre apostilamento. Podem ser apostilados somente documentos públicos ou aqueles de natureza particular que tenham sido previamente reconhecidos por notário ou autoridade pública competente.

  • A que tipo de documento a Apostila não se aplica?

A Convenção da Apostila não se aplica a documentos expedidos por agentes diplomáticos ou consulares e documentos administrativos relacionados a operações mercantis ou alfandegárias.

Para saber mais sobre os documentos que podem ou não ser apostilados, confira esse texto.

  • É feita uma Apostila para cada documento?

Sim, cada documento exige seu próprio apostilamento. Em alguns países, uma série de documentos emitidos pela mesma autoridade pode receber uma única Apostila.

No Cartório Antônio do Prado você pode fazer seu apostilamento com segurança e agilidade. Fale agora com a nossa equipe através do telefone (62) 3233-0055 ou acesse nosso site e faça o pré-agendamento para seu apostilamento.

Tags: , , , ,

Newsletter
Receba nossas notícias