autenticação de documentos
Postado em 21.12.2018

Quais os tipos de autenticação de documentos?

Autenticação de documentos é o ato de confirmar que a cópia de um documento é fiel ao original, sendo também conhecida como cópia autenticada. Este serviço é prestado pelos Cartórios de Notas, Registro Civil das Pessoas Naturais ou Consulados Brasileiros.

O serviço pode ser solicitado por qualquer pessoa e em qualquer parte do país, desde que apresente o original do documento a ser copiado. O serviço é prestado e entregue na hora.

Confira a seguir os tipos de autenticação de documentos existentes e entenda como eles funcionam.

Tipos de autenticação 

  • Autenticação de cópia

A cópia autenticada é feita quando o tabelião reconhece que a xerox do documento é uma cópia real que conserva todos os sinais característicos e necessários à sua identificação.

  • Autenticação de cópia eletrônica

A autenticação de documentos digitais é um processo que garante a identificação correta dos autores de um documento enviado eletronicamente.

Como é feita a autenticação de documentos? 

Para fazer a autenticação de documentos é preciso apresentar o documento original no tabelionato de notas e solicitar a cópia autenticada. Em seguida, é preciso entregar a cópia do documento para que eles sejam conferidos e testados para verificação dos elementos identificadores. Em seguida, é colocado um selo de autenticidade com o carimbo e a assinatura do encarregado pela autenticação.

No caso da autenticação de documentos eletrônica, o responsável deve apresentar o documento original ao tabelião para que ele converta as informações em uma cópia digital após conferir a honestidade. O documento é autenticado por meio da Cenad e o tabelião então entrega para o usuário um pen drive ou outra mídia com o documento digital autenticado.

Para saber mais sobre a autenticação de documentos, converse com a equipe do Cartório Antônio do Prado. Agende agora um horário para atendimento pelo site ou ligue (62) 3233-0055.

Tags:

Newsletter
Receba nossas notícias