Autenticação de documentos é o ato de confirmar que a cópia de um documento é fiel ao original, sendo também conhecida como cópia autenticada. Este serviço é prestado pelos Cartórios de Notas, Registro Civil das Pessoas Naturais ou Consulados Brasileiros.
O serviço pode ser solicitado por qualquer pessoa e em qualquer parte do país, desde que apresente o original do documento a ser copiado. O serviço é prestado e entregue na hora.
Confira a seguir os tipos de autenticação de documentos existentes e entenda como eles funcionam.
Tipos de autenticação
- Autenticação de cópia
A cópia autenticada é feita quando o tabelião reconhece que a xerox do documento é uma cópia real que conserva todos os sinais característicos e necessários à sua identificação.
- Autenticação de cópia eletrônica
A autenticação de documentos digitais é um processo que garante a identificação correta dos autores de um documento enviado eletronicamente.
Como é feita a autenticação de documentos?
Para fazer a autenticação de documentos é preciso apresentar o documento original no tabelionato de notas e solicitar a cópia autenticada. Em seguida, é preciso entregar a cópia do documento para que eles sejam conferidos e testados para verificação dos elementos identificadores. Em seguida, é colocado um selo de autenticidade com o carimbo e a assinatura do encarregado pela autenticação.
No caso da autenticação de documentos eletrônica, o responsável deve apresentar o documento original ao tabelião para que ele converta as informações em uma cópia digital após conferir a honestidade. O documento é autenticado por meio da Cenad e o tabelião então entrega para o usuário um pen drive ou outra mídia com o documento digital autenticado.
Para saber mais sobre a autenticação de documentos, converse com a equipe do Cartório Antônio do Prado. Agende agora um horário para atendimento pelo site ou ligue (62) 3233-0055.