Postado em 01.04.2018

Quando utilizar a procuração pública?

A procuração pública é um documento em que um interessado – podendo ser uma pessoa física ou jurídica – passa seus poderes para um procurador – alguém de sua confiança que passa a representá-lo – utilizá-la para praticar alguns atos sob determinadas condições.

Diferente da procuração particular que necessita apenas ter firma reconhecida em Cartório, a procuração pública fica registrada para sempre no acervo do mesmo, estando disponível sempre que precisar, bastando apenas solicitar sua segunda via.

Aplicações

A procuração pública pode ser utilizada em diversas situações. Vamos explicar melhor sobre duas que ocorrem com mais frequência.

Instituições bancárias

Para evitar fraudes e enganos, e assegurar juridicamente ambas as partes, as instituições bancárias requerem a procuração pública para legitimar todas as ações feitas por terceiros.

Como a procuração pública funciona sob determinadas condições estabelecidas pelo interessado, é preciso especificar nela tudo que o procurador poderá fazer, e restringir aquilo que não for permitido.

Habilitação do casamento

Quer realizar o casamento mas não está tendo tempo para dar abertura ao processo ou até mesmo comparecer à cerimônia? Isso é mais comum do que pode parecer, e a procuração pública é a solução para situações como esta. Ambos os noivos podem utilizar procuração pública para se casarem, desde que o mesmo procurador não represente ambos, sendo necessário um para cada noivo.

 

Tiramos suas dúvidas sobre procuração pública? Caso tenha mais, entre em contato conosco pelo telefone, será um prazer lhe atender. Caso esteja precisando de uma, você pode conferir todos os documentos necessários para fazer uma aqui no Cartório Antônio do Prado, tanto para o interessado – físico ou jurídico – quanto para o procurador.

Tags: , ,

Newsletter
Receba nossas notícias