Postado em 23.11.2018

Procuração: para que serve?

A procuração é um documento legal e formal pelo qual uma pessoa autoriza outra a agir em seu lugar. Trata-se de uma formalidade jurídica que cede a alguém poderes de outra pessoa. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como esse processo funciona e quais os tipos possíveis.

Pensando nisso, selecionamos as principais dicas para te ajudar a entender o procedimento. Continue lendo e confira!

Por que fazer uma procuração?

A delegação pode servir para diferentes assuntos. Por isso, é fundamental passar todas as informações de forma clara para que não ocorram problemas para quem vai te representar.

Um exemplo disso é quando um advogado vai representar o seu cliente em um processo judicial. Para isso, ele precisa de alguns poderes para atuar em seu nome. Dessa forma, a representação funciona como uma autorização que o cliente dá ao seu advogado para que ele possa praticar em seu nome dentro do processo.

Informações básicas sobre o processo de procuração

Formas de representação

  • Pública

Deve ser lavrada em Tabelionato de Notas e precisa informar os poderes, gerais ou específicos, que estão sendo passados para os representantes.

  • Particular

É redigida pelo próprio outorgante (quem será representado) e reconhecida em cartório. Assim como na procuração pública, ela também deve indicar os poderes ao seu outorgado.

Em quais casos fazer?

Alguns casos em que a procuração pode ser feita são:

  • Uso de conta bancária
  • Efetivação de matrículas
  • Firmar contratos
  • Casamento
  • Participar de assembleias e outras.

Tipos de procuração

  1. Simples

Este é um modelo que dá poderes para o outorgado representar o cidadão em algum órgão, civil ou comercial. Nela, o indicado pode representar, mas não tomar decisões ou falar pelo outorgante.

  1. Plenos Poderes

Esta pode incluir vários interesses, inclusive judiciais. No instrumento, são definidos quais poderes desejamos que o outorgado tenha e quais não queremos.

Para saber mais sobre a procuração, converse com a equipe do Cartório Antônio do Prado. Agende agora um horário pelo site ou ligue (62) 3233-0055.

Tags: , ,

Newsletter
Receba nossas notícias