A procuração é um documento legal e formal pelo qual uma pessoa autoriza outra a agir em seu lugar. Trata-se de uma formalidade jurídica que cede a alguém poderes de outra pessoa. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como esse processo funciona e quais os tipos possíveis.
Pensando nisso, selecionamos as principais dicas para te ajudar a entender o procedimento. Continue lendo e confira!
Por que fazer uma procuração?
A delegação pode servir para diferentes assuntos. Por isso, é fundamental passar todas as informações de forma clara para que não ocorram problemas para quem vai te representar.
Um exemplo disso é quando um advogado vai representar o seu cliente em um processo judicial. Para isso, ele precisa de alguns poderes para atuar em seu nome. Dessa forma, a representação funciona como uma autorização que o cliente dá ao seu advogado para que ele possa praticar em seu nome dentro do processo.
Informações básicas sobre o processo de procuração
Formas de representação
- Pública
Deve ser lavrada em Tabelionato de Notas e precisa informar os poderes, gerais ou específicos, que estão sendo passados para os representantes.
- Particular
É redigida pelo próprio outorgante (quem será representado) e reconhecida em cartório. Assim como na procuração pública, ela também deve indicar os poderes ao seu outorgado.
Em quais casos fazer?
Alguns casos em que a procuração pode ser feita são:
- Uso de conta bancária
- Efetivação de matrículas
- Firmar contratos
- Casamento
- Participar de assembleias e outras.
Tipos de procuração
- Simples
Este é um modelo que dá poderes para o outorgado representar o cidadão em algum órgão, civil ou comercial. Nela, o indicado pode representar, mas não tomar decisões ou falar pelo outorgante.
- Plenos Poderes
Esta pode incluir vários interesses, inclusive judiciais. No instrumento, são definidos quais poderes desejamos que o outorgado tenha e quais não queremos.
Para saber mais sobre a procuração, converse com a equipe do Cartório Antônio do Prado. Agende agora um horário pelo site ou ligue (62) 3233-0055.