Postado em 30.05.2018

Por que optar pelo casamento civil?

Nós sabemos que os tempos mudaram e que os casais estão optando por apenas morar juntos, para evitar a burocracia do casamento civil e certos gastos com a cerimônia, mas engana-se quem pensa que essa é a melhor opção.

Direitos          

Casar no cartório continua valendo a pena, pois é a melhor forma de assegurar seus direitos em caso de separação, divórcio ou viuvez. Nesses casos, os casais que não tiverem a união oficializada em casamento civil terão que precisar provar, judicialmente, a existência da união entre eles, enfrentando ainda mais burocracias.

Outras vantagens do casamento civil são: a presunção da paternidade, a qual se supõe que os filhos nascidos na união sejam do casal e o casal poder optar por um regime específico para a partilha de bens, que deve ser definido em contrato pré-nupcial.

Mesmo com todas essas vantagens, a união estável está cada dia se igualando ao casamento civil. Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) iguala, por exemplo, os direitos de herança entre os dois tipos de união, incluindo as homoafetivas. (Para saber mais sobre isso confira nosso artigo sobre a união civil de casais homo afetivos).

Decidiu se casar? Fale com a equipe do Cartório Antônio do Prado e faça suas perguntas sobre o processo de casamento civil por procuração aqui pelo site, pelo telefone (62) 3233-0055 ou pelo Whatsapp (62) 9 8416-0970.

Tags: ,

Newsletter
Receba nossas notícias