Com a modernização da tecnologia, cresce a necessidade de atividades e processos cartoriais mais práticos e fáceis. Para entender as características da modernização de cartórios e como essas mudanças ajudam no dia a dia, continue lendo.
Sistema cartorário no Brasil
No Brasil, o registro imobiliário iniciou com a instituição das sesmarias, em 1375, evidenciado a necessidade da separação das terras no país. Para possibilitar isso, a Igreja Católica produziu um inventário em forma de registro de terras.
Além disso, grande parte dos registros foram feitos pela Igreja, como os de batismo, casamento e óbito. Essa mudança só foi formalizada pelos cartórios com o começo da República e a separação entre Estado e Igreja.
A importância da modernização dos cartórios
A modernização dos cartórios está se adaptando às tecnologias com o objetivo de tornar a vida dos cidadãos mais fácil e prática. A migração digital é um processo natural e traz diversos benefícios para empresas e cidadãos, como:
- Solicitação de certidões e documentos on-line
- Recebimento dos documentos em casa
- Custo das certidões eletrônicas praticamente igual ao da física
Modernização de cartórios: transformação no Cartório Antônio do Prado
O Cartório Antônio do Prado foi um dos primeiros a adotar a modernização de cartórios. Ele foi pioneiro na implantação do selo eletrônico no Estado de Goiás e na idealização e implementação da certidão em cartão magnético no estado, além de utilizar um sistema integrado à Central de Registro Civil (CRC) para certidão online e disponibilizar a emissão de CPF nas certidões de nascimento e de casamento.
O cartório, considerado o segundo maior do país, conta com mais de dois milhões de registros digitalizados e tem um dos melhores e mais organizados sistemas cartorários do Brasil.
Para saber mais sobre o Cartório Antônio do Prado e entender como a modernização de cartórios está presente em nossos serviços, acesse nosso site.
Tags: processos cartorários, selo eletrônico, sistema cartorário