Postado em 15.01.2018

Modernização de cartórios: importância e características

Com a modernização da tecnologia, cresce a necessidade de atividades e processos cartoriais mais práticos e fáceis. Para entender as características da modernização de cartórios e como essas mudanças ajudam no dia a dia, continue lendo.

Sistema cartorário no Brasil

No Brasil, o registro imobiliário iniciou com a instituição das sesmarias, em 1375, evidenciado a necessidade da separação das terras no país. Para possibilitar isso, a Igreja Católica produziu um inventário em forma de registro de terras.

Além disso, grande parte dos registros foram feitos pela Igreja, como os de batismo, casamento e óbito. Essa mudança só foi formalizada pelos cartórios com o começo da República e a separação entre Estado e Igreja.

A importância da modernização dos cartórios

A modernização dos cartórios está se adaptando às tecnologias com o objetivo de tornar a vida dos cidadãos mais fácil e prática. A migração digital é um processo natural e traz diversos benefícios para empresas e cidadãos, como:

  • Solicitação de certidões e documentos on-line
  • Recebimento dos documentos em casa
  • Custo das certidões eletrônicas praticamente igual ao da física

Modernização de cartórios: transformação no Cartório Antônio do Prado

O Cartório Antônio do Prado foi um dos primeiros a adotar a modernização de cartórios. Ele foi pioneiro na implantação do selo eletrônico no Estado de Goiás e na idealização e implementação da certidão em cartão magnético no estado, além de utilizar um sistema integrado à Central de Registro Civil (CRC) para certidão online e disponibilizar a emissão de CPF nas certidões de nascimento e de casamento.

O cartório, considerado o segundo maior do país, conta com mais de dois milhões de registros digitalizados e tem um dos melhores e mais organizados sistemas cartorários do Brasil.

 

Para saber mais sobre o Cartório Antônio do Prado e entender como a modernização de cartórios está presente em nossos serviços, acesse nosso site.

Tags: , ,

Newsletter
Receba nossas notícias