Postado em 26.06.2018

Divórcio: como as dívidas são divididas

O processo de divórcio pode gerar um desconforto emocional e financeiro na vida de um casal. O problema é que as dívidas feitas durante o casamento permanecem mesmo após o rompimento. E saber lidar com essas dívidas faz parte do processo de separação.

Para entender mais sobre o divórcio e o que acontece com as dívidas após o divórcio, continue lendo.

As dívidas podem ser divididas entre o casal?

A partilha das dívidas feitas no processo de divórcio segue o regime adotado para o casamento ou em acordo pré-nupcial. Caso não haja nenhum acordo, a regra que vale é a da comunhão parcial de bens.

O código civil possui várias orientações sobre a divisão das dívidas durante o divórcio, mas o ideal é que procure a orientação de um advogado de família para evitar problemas durante os trâmites.

Financiamentos em casos de divórcio

É necessário verificar o regime escolhido pelo casal, a destinação e contribuição de cada cônjuge. Por exemplo, no regime parcial bens, se a compra foi realizada antes da união, mas destinada ao casamento, a dívida do imóvel será partilhada.

Divórcio Extrajudicial

Atualmente o processo de divórcio é facilitado e se há consenso entre as partes, tudo pode ser feito no Cartório.

Os detalhes referentes às dívidas que serão divididas no divórcio devem ser formalizados por meio de um acordo extrajudicial por escritura pública lavrada perante um tabelião ou por sentença judicial. Lembrando sempre que a orientação de um advogado é importante para evitar conflitos.

Quer saber mais? Procure agora o Cartório Antônio do Prado para fazer sua documentação. Acesse: http://cartorioantoniodoprado.com.br/

Tags: , , , , , , ,

Newsletter
Receba nossas notícias