Postado em 31.03.2018

Declaração no cartório: quais posso solicitar?

Um Cartório exerce extrema importância para o dia-a-dia na sociedade, porque é através dele que os atos realizados se tornam públicos. Qualquer pessoa pode solicitar os nossos serviços – escrituras, casamentos civis, apostilamentos, inventários, procurações, e muitos outros – e, também, pode firmar declarações, estando ciente que a mesma possui responsabilidade civil e criminal das mesmas.

Mas você sabe qual declaração no cartório é possível solicitar?

Tipos de declaração

Separamos os principais tipos solicitados de declaração no cartório. Confira:

União Estável

A união estável é uma declaração no cartório que oficializa a união entre duas pessoas que já estão juntas, morando sob o mesmo teto, e o relacionamento é de caráter contínuo e duradouro, com o objetivo de formar uma família.

Confissão de Dívida

Com a declaração no cartório fica registrado o valor que um devedor tem em dívida com um credor, reconhecendo-a.

Dependência Econômica

É muito comum os titulares de alguns órgãos previdenciários – como planos de saúde, planos odontológicos, clubes, entre outros – colocarem alguns beneficiários desses planos, e, para serem inclusos, é necessário declarar que determinada pessoa é seu dependente econômico.

Compromisso de manutenção

Essa declaração é essencial para estrangeiros que estudam no Brasil ou no exterior, pois através da mesma se comprova meios de sustento, permanência e remessa de recursos, mantendo sua legalidade.

 

Esses são os principais tipos de declaração no cartório que você pode fazer. Para saber mais, ou tirar suas dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone (62) 3233-0055, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Confira o nosso facebook e instagram para ficar por dentro de todos os serviços realizados aqui no Cartório Antônio do Prado.

 

Tags: ,

Newsletter
Receba nossas notícias