Postado em 19.12.2018

Contrato de namoro: entenda como funciona

Você já ouviu falar em contrato de namoro e sabe como ele funciona? Apesar de ainda parecer um pouco estranha, está prática está se tornando cada vez mais comum aqui no Brasil. Pensando nisso, explicamos a seguir como esse contrato funciona, como ele é feito e o que está levando os casais a fazerem.

O que é e quando fazer o contrato de namoro?

O contrato de namoro é um documento que resguarda o casal dos efeitos da união estável, como partilha de bens, pensão, direitos sucessórios em caso de falecimento entre outros. Isso significa que esse documento declara que o relacionamento não é uma união estável, protegendo os bens de cada um dos contratantes.

Muitos casais adultos recorrem a esse contrato para proteger seu patrimônio durante a relação.

Por que fazer o contrato de namoro? 

Muitos casais de namorados, muitas vezes, moram juntos no final de semana, por exemplo, conhecem as famílias e amigos. Essa condição pode ser confundida com a união estável. Dessa forma, o contrato de namoro tem a função de prevenir possíveis problemas.

Como é feito o contrato de namoro? 

O contrato de namoro pode ser feito no cartório e ambas as partes assinam e assumem a condição de namorados, sem intenção, no momento, de construir uma família.

Fiz o contrato e agora vou realizar a união estável, é possível? 

Sim! O contrato mostra que o que existe ali é um namoro, mas se no futuro virar uma união estável é só fazer um “upgrade”. A união estável é feita com a intenção de formar uma família e equivale ao casamento civil.

Para saber mais sobre esse documento e demais procedimentos realizados no cartório, fale com nossa equipe pelo site ou pelo telefone (62) 3233-0055.

Tags: , ,

Newsletter
Receba nossas notícias