Postado em 21.12.2017

Confira as novas regras para pedido de emissão de passaporte

Em novembro de 2017, o governo federal anunciou algumas mudanças no processo para pedido de emissão de passaporte. Para entender o que muda no processo, confira abaixo.

Mudanças no pedido de emissão de passaporte

Desde o final de dezembro, as pessoas que desejam fazer o pedido de emissão de passaporte comum não precisam mais apresentar comprovantes de quitação eleitoral, de serviço militar e de pagamento da taxa para a solicitação do documento.

De acordo com o governo, as informações passarão a ser consultadas pelos agentes da Polícia Federal em um banco de dados que reúne informações gerais sobre os cidadãos brasileiros desenvolvido pela Casa Civil.

Como fazer o pedido de emissão de passaporte

A expectativa do governo é que o sistema passe a funcionar de maneira gradual em todo o país até o final de 2018. Para o pedido de emissão de passaporte, continuarão sendo solicitados documento de identidade, certificado de naturalização, passaporte anterior e CPF.

Saiba como solicitar o passaporte comum:

  • Preencher o formulário eletrônico de solicitação e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), que será emitido ao final dessa etapa.
  • Pagar a GRU antes da data de vencimento.
  • Agendar o atendimento presencial em um dos postos da PF que emitem passaporte.
  • Comparecer ao local no dia e horário agendados portando a documentação exigida.

Se você tem alguma viagem marcada e precisa fazer o reconhecimento mútuo de documentos no exterior, confira este texto sobre a Apostila de Haia.

Para mais informações sobre processos cartorários e novidades nas leis, acompanhe nosso blog e fique de olho em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Tags: ,

Newsletter
Receba nossas notícias