Postado em 10.04.2018

Certidão negativa: o que é e para que serve?

A certidão negativa é solicita quando uma pessoa física, jurídica ou mesmo um bem, como um carro, imóvel precisa ter a sua situação legal comprovada perante os órgãos públicos. Porém, existem muitas dúvidas sobre esse documento. Pensando nisso, explicamos abaixo o que é essa certidão e para o que serve. Confira!

O que é a certidão negativa?

A Certidão Negativa de Débitos é um documento emitido por qualquer órgão do governo com o objetivo de confirmar a não existência de pendências financeiras ou processuais em nome da pessoa física, jurídica ou mesmo de um bem.

Para que serve a Certidão Negativa?

Normalmente as certidões são solicitadas em processos de licitação, de concorrência, de cadastro ou homologações perante a fornecedores, bancos e empréstimos. No caso de empresas sendo adquiridas, são solicitadas todas as certidões em nome dessa empresa e também dos seus sócios.

Como emitir a Certidão Negativa?

Atualmente, a solicitação da Certidão Negativa acontece basicamente pela internet, mas alguns órgãos ainda exigem o requerimento presencial. O dado solicitado para emissão das certidões são, basicamente, o CNPJ, no caso da empresa, e o CPF, no caso da pessoa física.

As certidões podem ser gratuitas ou pagas e algumas seguem caminhos específicos. Por isso, a recomendação é sempre se informar no Cartório e reunir todos os documentos que podem ser requeridos.

Tipos de certidões negativas

CERTIDÕES NEGATIVAS GRATUITAS

  • Receita Federal
  • Previdência Social
  • Previdência Municipal (algumas cidades cobram uma taxa para a emissão da certidão negativa)
  • Fundo de Garantia
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas e outras.

CERTIDÕES NEGATIVAS PAGAS

  • Certidão de Falência, Concordatas e Recuperações
  • Tribunal Regional do Trabalho
  • Processos cíveis criminais ou trabalhistas em andamento.

As certidões negativas são emitidas com validade variável de acordo com a data e órgão emissor, por isso confira atentamente as informações.

Continue acompanhando o blog do Cartório Antônio do Prado para mais dicas e informações sobre os serviços. Caso queira falar com nossa equipe, entre em contato pelo telefone (62) 3233-0055, pelo Whatsapp (62) 9 8416-0970 ou pelo site.

Tags: , ,

Newsletter
Receba nossas notícias