Postado em 16.08.2018

Ata notarial: o que é e para que serve?

Ter algum problema e precisar confirmá-lo as vezes é muito complicado. Mas você sabia que através da ata notarial é possível constatar diversas situações e mostrar que elas existem?

Para saber mais sobre o que é a ata notarial e para que ela serve, continue lendo este texto.

O que é a ata notarial?

A ata notarial é um documento emitido por tabelião ou outra pessoa autorizada dentro do cartório por solicitação de alguém que tem interesse em comprovar a existência de fatos, coisas, pessoas e situações.

Ela ganhou destaque com o novo CPC em 2015, onde pode servir como prova em processos, já que os dados como imagens e sons podem ser atestados nesse documento.

Para que serve a ata notarial?

A ata notarial serve para confirmar veracidade a uma prova, que poderá ser utilizada inclusive judicialmente.

Existem vários tipos de ata notarial. As mais solicitadas são:

  • Notoriedade: existência de fato ou capacidade de determinada pessoa, sem especificações técnicas, apenas pela aparência física e mental.
  • Presença e declaração: o tabelião narra o que foi declarado pelo solicitante, que pode constituir uma confissão (caso feita pelo solicitante) ou depoimento (se for feita por terceiros).
  • Fatos na internet: o tabelião acessa o endereço, vê e certifica o conteúdo, colocando data e hora de acesso. Em algumas situações como nos e-mails, é importante o parecer de um técnico de informática para a ata, evitando fraude.
  • Fatos em Diligência: o tabelião pode constatar algo em alguma parte da cidade ou presenciar um diálogo que fará por via telefônica, por exemplo, fazendo a transcrição para o documento.

No Cartório Antônio do Prado você faz a sua ata notarial com muita segurança e credibilidade. Agende agora um horário com a nossa equipe pelo site ou ligue (62) 3233-0055.

Tags: , , , , ,

Newsletter
Receba nossas notícias