Postado em 27.09.2018

Passo a passo para fazer o apostilamento de documentos

A Apostila de Haia é basicamente um selo ou carimbo emitido pelas autoridades competentes e colocado no documento como forma de certificar sua autenticidade. O apostilamento de documentos pelo órgão do qual foi expedido torna as informações válidas no país requerido.

Quer saber como fazer o apostilamento de documentos? Continue lendo.

O apostilamento de documentos

Os documentos que normalmente precisam dessa validação são certidões de nascimento, casamento e óbito; documentos de autoridade ou funcionário de tribunais ou comissões; registros comerciais e outros registros; patentes; atas e reconhecimento de firma.

Além desses, diplomas escolares, universitários e outros diplomas acadêmicos emitidos por instituições públicas também podem ser apostilados.

Para que o documento receba o certificado da apostila, basta levá-lo a um dos cartórios ou tabelionatos de qualquer capital brasileira.

O apostilamento contém duas vias, sendo uma física, que é emitida junto ao documento e colada ou apensada, e uma eletrônica, que fica registrada em um sistema próprio.

A via eletrônica é utilizada para o controle das autoridades brasileiras, e para consulta de autoridades estrangeiras sobre as Apostilas emitidas no Brasil.

Passo a passo para o apostilamento de documentos

  1. Separe os documentos desejados para o apostilamento e dirija-se a um cartório ou tabelionato que realize o processo.
  2. O cartório recolhe os documentos, gera um protocolo e faz o orçamento do pedido. Em alguns casos, como o da certidão de nascimento, por exemplo, deve-se levar o documento original e a versão traduzida (tradução juramentada). Um RG, por exemplo, não se traduz, levando somente o original. No cartório, é feita a cópia autenticada e a apostila do mesmo.
  3. Agenda-se uma data para retirada do serviço (geralmente o prazo é de 24 horas).

Validade do apostilamento de documentos

A apostila não tem prazo de validade e também não influi na validade dos documentos apostilados. Por isso, se uma certidão tem um prazo de validade, ela não será prolongada por ter sido apostilada.

No Cartório Antônio do Prado você pode fazer o seu apostilamento. Faça agora o agendamento em nosso site ou ligue (62) 3233-0055.

Tags: , , , ,

Newsletter
Receba nossas notícias