Postado em 20.06.2018

O que é o nome social e como fazer seu registro?

Nome social é o nome pelo qual o cidadão é identificado, do qual se auto intitula e é visto pela sociedade. Diferente do nome civil registrado no cartório. A regularização do nome social como meio legitimo de um individuo foi uma medida adotada pelo Governo Federal, beneficiando travestis, transexuais e transgêneros.

Diferenças entre nome civil e nome social

 O nome civil nada mais é do que o nome dado no registro a um indivíduo, o nome que carregamos em nossa certidão de nascimento.

O nome social é o nome que utilizamos para ser identificado no meio onde vivemos, por isso nem sempre ele é igual ao que está em nosso registro civil.

Quem pode utilizar o nome social?

 Os travestis, transexuais e transgêneros são os que mais utilizam o nome social, já que é um direto garantido por lei que eles possam ser identificados pela sua identidade física e não pelo que consta no registro civil.

Como registrar o nome social?

 Se identificou com alguma dessas situações e quer registrar o seu nome social? Fale com a gente e faça a alteração na certidão de nascimento. Depois disso, você poderá utilizar este nome em documentos como carteira de identidade, CPF e carteira de motorista.

Tags: , ,

Newsletter
Receba nossas notícias