Postado em 20.12.2018

O que é dação?

Dação é quando o credor aceita que o seu devedor substitua o objeto do contrato e, consequentemente, irá receber outra coisa no lugar daquela que era originalmente devida. Assim que o credor recebe o pagamento, ocorre a quitação.

Ainda não entendeu? Continue lendo para entender o que é dação.

Quando pode acontecer a dação em pagamento?

  • Quando o credor aceita outra forma de pagamento
  • Quando a dívida foi criada antes da dação
  • Quando se tem a entrega da coisa em substituição à obrigação inicialmente contratada, com a finalidade de extinguir a obrigação

Onde encontrar este tipo de negociação?

Este tipo de negociação, a dação é muito vista nas negociações de dívidas como impostos municipais, estaduais ou federais, como em negociações particulares. Quando o credor aceita a dação, é preciso que este faça um termo de quitação que deve ter algumas especificidades, como: valor, o bem que será dado como pagamento e a data de transferência.

Alguns exemplos:

  • Você comprou um eletrodoméstico, mas aquele modelo não está disponível no estoque para a entrega, e o fabricante então informa que possui outro modelo do produto com o mesmo valor para pronta entrega. Se você aceitar, então é feita a dação.

Gostou de saber mais sobre o que é Dação? Ficou alguma dúvida? Precisa fazer a autenticação do documento? Para tirar suas dúvidas sobre o reconhecimento de firma, converse com a equipe do Cartório Antônio do Prado. Agende agora um horário pelo site ou ligue (62) 3233-0055.

Tags: , , ,

Newsletter
Receba nossas notícias