Postado em 04.04.2018

Escritura pública: Como regularizar um imóvel?

Sabia que é através da lavratura da escritura pública de um imóvel que é possível formalizar a compra a venda do mesmo? Por ser lavrada em cartório, essa escritura pública irá formalizar as cláusulas acordadas e ficar disponível para consulta ou solicitação de segunda via para transmitir a propriedade no cartório de Registro de imóveis.

Imóveis irregulares

É comum ocorrerem determinadas situações por conta da demora de alguns proprietários para resolver alguns trâmites, como:

  • O verdadeiro proprietário não é o mesmo do que consta na matrícula do imóvel;
  • Não foi feita a escritura pública de transferência;
  • A transferência só consta em contrato particular de compra e venda;
  • O imóvel está em algum processo de inventário.

Como regularizar um imóvel?

Está tendo problemas com imóveis irregulares? Infelizmente esse processo pode ser demorado, especialmente se for preciso recorrer às vias judiciais. Confira as opções que você tem para regularizá-los.

Antigos proprietários

A maneira mais fácil de regularizar um imóvel é entrando em contato com os antigos proprietários. Depois de localizá-los, compareça ao Cartório Antônio do Prado para solicitar a lavratura do documento. Para isso você precisará de alguns documentos, como:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de Casamento (se for casado)
  • Certidão de Matrícula Atualizada do Imóvel

Antes de correr atrás desses documentos, entre em contato com o Cartório Antônio do Prado para saber exatamente qual os documentos necessários.

Usucapião

Se não conseguir localizar os antigos proprietários, a sua opção é o processo de usucapião. Ele fará com que o requerente adquira a comprovação judicial de o imóvel ao qual você está solicitando a demanda, de fato, pertence a você.

Para dar início a esse processo você pode vir direto ao Cartório Antônio do Prado.

Tem dúvidas sobre escritura pública ou regularização de imóvel? Entre em contato conosco.

Tags: , ,

Newsletter
Receba nossas notícias