Comprar um imóvel não requer apenas a assinatura de um contrato e o pagamento de prestações. Afinal, só essa documentação não garante a transferência do bem. Por isso, a escritura de imóveis é de extrema importância em todo esse processo.
Quer saber mais sobre o assunto e entender porque este documento é tão importante? Continue lendo.
Por que fazer a escritura de imóveis?
É muito comum em nosso país que uma pessoa firme um contrato de compra e venda e faça seu registro no cartório. Só que isso pode causar muitos problemas, pois um vendedor pode agir de má fé e vender o mesmo imóvel para várias pessoas.
Para evitar que isso aconteça, a escritura de imóveis é a única forma de comprovar que uma pessoa é dona deste bem.
Escritura e registro
O registro e a escritura de imóveis são igualmente importantes quando se trata da compra de um bem. Entenda as características de cada um:
Escritura de imóveis
A escritura de imóveis mostra todos os detalhes da compra: preço, dia da entrega, quem está envolvido e a forma de pagamento.
Registro de imóveis
O registro é o documento que mostra de fato quem é o dono do imóvel e quem deve assumir o pagamento de impostos, por exemplo.
Como fazer a escritura de imóveis
A escritura de imóveis deve ser feita com a assinatura de contrato, escritura pública e registro.
Para isso, precisam ser apresentados os seguintes documentos:
- Documentos do imóvel: certidão do imóvel e certidão da prefeitura
- Documentos dos vendedores: cópias autenticadas de RG e CPF (dos cônjuges ou sócios, se houver), certidão de casamento (caso seja casado), comprovante de endereço e profissão (dos cônjuges ou sócios, se houver) e certidões negativas da Receita Federal e Justiça Trabalhista.
- Documentos dos compradores: cópias autenticadas de RG e CPF (dos cônjuges ou sócios, se houver), certidão de casamento (caso seja casado), comprovante de endereço e profissão (dos cônjuges ou sócios, se houver).
Registrando o imóvel
Quando a escritura de imóveis estiver pronta, leve o documento ao Cartório de Registro de Imóveis junto com o comprovante do ITBI. Em até 30 dias ele irá registrar a escritura e enviar a matrícula atualizada do imóvel para o novo dono.
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