Postado em 12.12.2017

Informações principais sobre emissão de certidão de nascimento

A certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes na vida de uma pessoa. Para entender como é feita a emissão de certidão de nascimento, qual a importância desse documento e o prazo devido para solicitar o documento, continue lendo.

Como solicitar a emissão de certidão de nascimento

Quando a criança nasce na maternidade, os pais recebem um documento chamado Declaração de Nascido Vivo (DNV), que deve ser levada a um Cartório de Registro Civil em sua cidade. Esse documento é analisado pelos funcionários do cartório e a certidão de nascimento é lograda e entregue para os pais gratuita e imediatamente.

Caso a criança nasça em casa, os pais ou responsáveis legais podem ir direto a um cartório para a regularização.

Prazo para solicitação e emissão de certidão de nascimento

O prazo máximo para fazer o registro da criança é de 15 dias úteis após o seu nascimento. Porém, caso os responsáveis morem a 30 quilômetros ou mais do cartório mais próximo, esta data pode ser aumentada em até três meses.

Em situações em que a mãe for registrar a criança, o prazo para solicitação e emissão da certidão de nascimento é de 45 dias.

Importância da emissão de certidão de nascimento

A certidão de nascimento é o principal documento que um brasileiro deve possuir, pois sem ela o cidadão não pode tirar outros documentos, como RG, e não tem direito a nenhum tipo de benefício, por não ser considerado legalmente.

Além disso, a emissão de certidão de nascimento permite que o indivíduo possa votar, trabalhar regularizado e tirar o passaporte.

 

O Cartório Antônio do Prado emite a certidão de nascimento e solicita segundas vias de registro de qualquer cartório do Brasil. Saiba mais sobre esse serviço acessando nosso site ou fale com nossa equipe pelo número 62 3233-0055.

Tags: , ,

Newsletter
Receba nossas notícias