Postado em 25.10.2018

Compra de um imóvel: dicas para evitar problemas

A compra de um imóvel é muito importante, por isso é necessário ter alguns cuidados nesse momento tão especial para evitar problemas futuro, afinal um erro pode resultar em grandes prejuízos para o comprador.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar. Confira.

Dicas para a compra de um imóvel

Compare os financiamentos (H3)

Pesquise bastante sobre os tipos e taxas de financiamentos, pois cada instituição bancária tem suas exigências, benefícios e taxas de acordo com as suas necessidades. Comparar cada um pode te trazer melhores oportunidades no momento da compra de um imóvel.

Inspecione o imóvel

Faça uma inspeção detalhada antes de realizar a compra de um imóvel. Os pontos que merecem mais atenção são:

Vaso sanitário e torneiras

Dê descarga e abra as torneiras por um período para verificar a cor da água.

Eletricidade

Teste todas a luzes do imóvel em horário de pico, além dos chuveiros, para ver se há a necessidade de troca.

Pintura

Sinais de pintura recente podem ser para ocultar algum bolor, infiltração ou vazamento. Por isso, avalie cuidadosamente.

Pisos e azulejos

Tenha atenção a ondulações e inclinações no chão e observe se a há estufamento nos pisos e azulejos para avaliar se será preciso substituir os itens.

Verifique a quitação do imóvel

Cheque detalhadamente se o antigo proprietário quitou todas as pendências ou se ainda há algo que precisa ser pago antes de finalizar a compra de um imóvel. Além disso, exija todas as certidões negativas de débito e que elas constem no contrato.

Verifique os documentos

É importante que os documentos estejam atualizados, emitidos em até 30 dias antes de lavrar a escritura. O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) precisa estar pago para realizar a compra de um imóvel:

  • Documentos do vendedor: RG e CPF, certidão de casamento ou união estável com regime de bens (caso haja) e certidões negativas principais;
  • Documentos do imóvel: matrícula atualizada, IPTU, “habite-se”, declaração de inexistência de débitos condominiais e certidão enfitêutica.

O Cartório Antônio do Prado pode te auxiliar nesse momento tão importante. Caso tenha alguma dúvida, fale conosco pelo site ou ligue (62) 3233-0055.

Tags: , , ,

Newsletter
Receba nossas notícias