Postado em 03.04.2018

Como surgiu a Apostila de Haia?

Tem vontade de morar em outro país ou tirar outra cidadania além da brasileira? Então fique sabendo que nesses casos você irá precisar fazer uma Apostila de Haia. Esse apostilamento é que garante a validade do seu documento brasileiro fora do Brasil. Quer saber como isso surgiu?

Origem

O termo apostila vem do francês apostile, que significa anotação. Essa anotação é a certificação do documento em questão. Aqui no Brasil esse serviço só começou em 2016, mas no mundo ele já é mais antigo.

O nome Apostila de Haia surgiu após a Convenção de Haia realizada em outubro de 1961 na cidade holandesa Haia. Essa convenção tinha como objetivo dar fim a exigência da legalização de documentos públicos. Mesmo sendo realizada em 1961, a Apostila de Haia somente entrou em vigor em janeiro de 1965.

No Brasil

Como dissemos, no Brasil esse serviço é recente. Nosso país entrou para a convenção através do Decreto Legislativo 148 em 2015, em 2016 o Decreto 8.660 regulamentou essa adesão, e, mais tarde naquele ano, em agosto, nossos documentos passaram e ser certificados de acordo com a convenção de 1961.

O que pode ser apostilado?

Por ser um serviço novo, poucas pessoas sabem exatamente como funciona a Apostila de Haia. Entretanto, tudo que for pedido para dar entrada em cidadania dupla, pode ser apostilado, como:

  • Certidões de nascimento, casamento, óbito e negativas;
  • Diplomas
  • Escrituras de imóveis
  • Procurações

Os documentos eletrônicos possuem a particularidade de que precisam estar em formatos compatíveis com o sistema do Conselho Nacional de Justiça, e a assinatura precisa ser feita em certificado digital, seguindo a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP).

Precisando de uma Apostila de Haia? Faça o pré-agendamento aqui no Cartório Antônio do Prado. Apostilamos seus documentos e entregamos na hora. Entre em contato conosco se tiver mais dúvidas.

Tags: ,

Newsletter
Receba nossas notícias