Postado em 02.01.2018

Certidão de casamento: saiba como solicitar

O casamento é um momento sonhado por muitas pessoas, seja a festa, seja a vida a dois. A certidão de casamento faz parte do processo legal que irá conferir aos cônjuges o status de casados, pois ela estabelece comunhão plena de vida, e por isso merece bastante atenção.

Para saber como solicitar esse documento, continue lendo.

Como solicitar a certidão de casamento?

O casal precisa se dirigir a um cartório de Registro Civil e apresentar o requerimento de habilitação para o casamento assinado, além dos documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Em caso de dependência legal de uma das partes, é necessária a autorização por escrito ou ato judicial que a substitua;
  • Declaração de duas testemunhas alegando conhecerem o casal e que não há impedimento para essa união. As testemunhas podem, mas não precisam, ser parentes;
  • Declaração do estado civil, domicílio e residência atual de cada noivo e seus pais;
  • Caso necessário, Certidão de Óbito do cônjuge, sentença declaratória de nulidade ou de anulação de casamento ou sentença de divórcio.

Depois desse processo, o oficial do Registro Civil fará a habilitação para o casamento. Essa habilitação passa por audiência do Ministério Público para ser homologada por um juiz, permitindo ao oficial a emissão de um certificado de habilitação.

Para mais informações sobre a cerimônia e a certidão de casamento, fale conosco pelo telefone 62 3089-2019 ou acesse o site.

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