Postado em 30.05.2018

Como funciona o processo do casamento civil

Para realizar o casamento civil os noivos devem apresentar os documentos necessários no cartório para dar o início ao seu processo, que se divide em três etapas.

Etapas do processo de casamento civil

Confira todas as etapas do processo de casamento civil e tire suas dúvidas.

Habilitação

A primeira etapa é o pedido de Habilitação do casamento. Ele visa verificar se os noivos não estão impedidos para o casamento e que realmente poderão se casar ao final.

Nesta etapa, que deve acontecer pelo menos 30 dias antes da data pretendida para a cerimônia, o casal deve apresentar todos os documentos necessários para o casamento civil. Confira todos os documentos necessários para cada caso de estado civil aqui.

Se, em um prazo de 15 dias, não houver nenhum impedimento, os noivos estarão aptos para casar dentro do prazo de 90 dias corridos.

Agendamento

A segunda etapa é o agendamento da cerimônia. Com 30 dias de antecedência, o casal precisa ir até o cartório e marca a data do casamento civil. A cerimônia pode ser realizada no próprio cartório ou em diligência.

Cerimônia

A terceira e última etapa é a cerimônia. Ela é realizada no local e data agendada, na presença do juiz de casamento civil.

O celebrante deverá interrogar a cada um dos noivos se é de sua livre e espontânea vontade receber o outro em casamento e, após o “sim”, o juiz declarará efetuado o casamento no civil. Em seguida, após a assinatura dos termos, os noivos recebem das mãos do juiz a certidão de casamento.

Ainda tem alguma dúvida sobre o processo de casamento civil? Fale com a equipe do Cartório Antônio do Prado e faça suas perguntas aqui pelo site, pelo telefone (62) 3233-0055 ou pelo Whatsapp (62) 9 8416-0970.

Tags: ,

Newsletter
Receba nossas notícias