Postado em 18.07.2018

Certidão de nascimento: o que é e como solicitar

A certidão de nascimento é um dos documentos mais conhecidos em todo o país, já que é através dele que conhecemos o nome de uma criança e a tornamos uma cidadã na sociedade.

Mas você sabe o que de fato é a certidão de nascimento e como você pode solicitá-la? Então continue lendo o texto abaixo.

O que é a certidão de nascimento?

A certidão de nascimento (ou registro de nascimento) é o primeiro documento de uma criança e deve ser emitida em até 15 dias após o nascimento. Em casos especiais, esse prazo pode se estender para 45 dias e até 90 dias.

Documentos necessários para emitir a certidão de nascimento?

O hospital ou maternidade onde a criança nasceu irá emitir um documento chamado de DNV, que é a Declaração de Nascido Vivo. A folha amarela fica em posse da família, que deve levá-la até o Cartório Antônio do Prado juntamente com os seguintes documentos para emitir a certidão de nascimento:

  • Pais solteiros: documento de identificação e CPF do declarante, documento de identificação e CPF da mãe.
  • Pais casados: certidão de casamento original, documento de identificação e CPF do declarante, documento de identificação e CPF dos pais.

Os avós também podem fazer o registro dos netos, desde que os pais sejam casados.

Em quanto tempo a certidão de nascimento fica pronta?

A certidão de nascimento fica pronta na hora no Cartório Antônio do Prado e o documento já sai com o número do CPF.

Quais são os documentos que poderão ser emitidos após a emissão da certidão de nascimento?

Após a emissão da certidão de nascimento, a criança pode ser matriculada em escolas e receber todos os benefícios sociais, além de poder fazer registros em planos de saúde e documentos como título de eleitor, passaporte e carteira de trabalho.

No Cartório Antônio do Prado você emite a primeira via da certidão de nascimento de forma gratuita. Fale agora com a nossa equipe pelo telefone (62) 3233-0055 ou acesse nosso site.

Tags: , , , ,

Newsletter
Receba nossas notícias